Corpo Docente

Orquestra

Alexandre Delgado

Alexandre Delgado (Lisboa, 1965) foi aluno particular de Joly Braga Santos e completou os cursos gerais de violino e de composição no Conservatório Nacional em 1983. Licenciou-se em 1990 com o 1º prémio da classe de composição de Jacques Charpentier, no Conservatório de Nice (como bolseiro da SEC).

É autor das óperas O Doido e a Morte (1993) e A Rainha Louca (2009), cujas estreias dirigiu em Portugal, na Alemanha e no Brasil. As suas obras Langará para clarinete e The Panic Flirt para flauta tornaram-se peças de reportório desses instrumentos a nível internacional,  com múltiplas gravações em CD.

Aluno em viola de Barbara Friedhoff, diplomou-se em França nesse instrumento e foi vencedor do Prémio Jovens Músicos em 1987, tendo integrado a Orquestra de Jovens da União Europeia (onde atuou sob a direção de Claudio Abbado e Zubin Mehta). Estreou o seu próprio Concerto para Viola e Orquestra em Portugal, em Espanha e na Holanda. Foi membro da Orquestra Gulbenkian, do Quarteto Lacerda e, durante 15 anos, do Quarteto com Piano de Moscovo (2005-2020). Foi crítico do jornal Público (1991-2001) e diretor artístico do Festival de Música de  Alcobaça (2002-2019).

É autor dos livros  A Sinfonia em Portugal, A Culpa é do Maestro (crítica musical) e coordenador/co-autor do livro Luís de Freitas Branco. Assina o programa  A Propósito da Música na Antena 2 desde 1996. Foi maestro da Orquestra Juvenil da AMAC de 2013 até 2021, tendo dirigido a estreia das suas cantatas O Pequeno Abeto e O Soldadinho de Chumbo no Tivoli-BBVA e na Casa da Música, com mais de 200 crianças em palco. Solicitado também como comentador de concertos, atualmente dedica a maior parte do seu tempo à composição. Dirige desde setembro de 2023 a Orquestra de Cordas e a Camerata da AML.

Violino

Ana Rita Gonçalves

Nasceu em Lisboa, em 1981. Aos 6 anos de idade ingressou na Academia de Música de Santa Cecília, onde completou o 8º Grau de Violino sob a orientação do professor Vasco Brôco.
É licenciada em Violino pela Escola Superior de Música de Lisboa, onde integrou a classe do professor António Anjos.

Participou em diversas Masterclasses com professores como Jiri Tomacek, Gerardo Ribeiro, Boris Kuniev, Alexander Trostiansky e Ulf Hoelscher. Participou nos estágios de Verão da Orquestra Portuguesa das Escolas de Música de 1998 a 2000. No ano de 1999 passou a integrar a Orquestra Sinfónica Juvenil, sob a direcção dos maestros Roberto Perez e Christopher Bochmann, onde foi concertino auxiliar.

Em 2005, a convite do quarteto de Cordas São Roque, apresentou-se em Cork, Irlanda – Capital Europeia da Cultura. No mesmo ano adquire parte valiosa da sua formação docente com a professora Betty-Haag, em Chicago. Como instrumentista convidada, já tocou com a Orquestra Gulbenkian, a Orquestra do Norte, e com a Lisbon Film Orchestra.

Desde 2005 dedica-se, quase em exclusividade, ao ensino da música, mantendo actividade residual como instrumentista free-lancer.

Procurando sempre familiarizar-se com pedagogias inovadoras através de formação contínua, entre 2014 e 2016, teve oportunidade de partilhar e actualizar os seus conhecimentos junto dos professores Alf Richard Kraggerud, Sygin Fossnes, Grete Rasmussen, Stephan Barratt-Due, entre outros, ao abrigo de um protocolo entre a Academia de Música de Lisboa e o Barratt-Due Institute (Oslo).

Como professora da Academia, para além de leccionar violino e classe de conjunto, tem assumido outros projectos (Orquestra de Cordas Verney, de 2008 a 2013, colaboração na organização de workshops, estágios, etc.) e conta já com vários alunos premiados em concursos nacionais e internacionais realizados em Portugal. Noutro registo pedagógico, tem colaborado também com o projecto Flauta Mágica (música para bebés).

Para além da sua formação artística, é também licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras de Lisboa e tem o mestrado em Gestão Cultural no ISCTE-IUL.

Iniciação musical, Formação musical e Coro

Ana Rita Russo

Concluiu o Curso Secundário de Música em Piano na Academia de Música de Óbidos em 2018. Nesse mesmo ano, ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa, na qual concluiu a sua Licenciatura em Direção Coral e Formação Musical, onde estudou com os Professores Cristina Brito da Cruz, Francisco Cardoso, Helena Almeida e Silva, entre outros. Em 2019, estudou no Instituto Kodály, na Hungria, ao abrigo do programa Erasmus. Foi nesse ano que teve o privilégio de contactar com diversos professores reconhecidos internacionalmente, entre os quais Katalin Körtvési, Anikó Novák, Árpád Tóth e Dr. László Nemes.

Começou a leccionar aulas de Formação Musical, Iniciação Musical e Coro em 2021, tendo passado por diversas escolas e conservatórios, tais como a Academia de Música de Óbidos, a Escola Profissional da Metropolitana, o Conservatório de Música de Cascais e o Conservatório de Música Sons e Compassos. Atualmente, encontra-se a frequentar o Mestrado em Ensino de Música, na especialidade de Formação Musical.

ATC, HCA e Composição

Ana Roque

Ana Roque Antunes é compositora, baixista e professora.

Começou por estudar guitarra clássica e baixo eléctrico no Musicentro dos Salesianos de Lisboa, entre 2009 e 2017. Em 2018 iniciou o seu percurso na área da composição, com a Professora Ana Seara, na Academia de Música de Lisboa, onde concluiu o Curso Secundário de Música (8º Grau). Nesse ano, foi admitida na Escola Superior de Música de Lisboa.

Nesta instituição, completou a Licenciatura em Música (Composição) entre 2018 e 2021 e o Mestrado em Ensino de Música (Composição), sendo a sua tese final intitulada “A Análise da Componente Extramusical da Composição como Veículo para Potenciar a Performance”. Durante os estudos na Escola Superior de Música de Lisboa, destaca o trabalho com Luís Tinoco. Em 2023 integra a Pós-Graduação em Film Scoring, na Academia Nacional Superior de Orquestra, sob direção de Nuno Dario.

A sua obra tem sido reconhecida e interpretada em Portugal, por intérpretes de excelência (como o Duo Contracello ou o Euterpe Guitar Duo) e em importantes eventos e salas de concerto nacionais (como o Festival Música Viva, o Oculto d’Ajuda, o Lisboa Incomum, a Casa da Música Jorge Peixinho, o Museu MAAT ou a Casa da Música, no Porto). Recebeu encomendas das mais variadas entidades, intérpretes e ensembles, destacando a Antena 2 / RTP (Prémio Jovens Músicos) e o Maat Saxophone Quartet, o responsável pela estreia internacional da sua música. Em 2022 recebeu o Prémio de Composição Francisco Martins pela Orquestra Clássica do Centro, no âmbito do qual estreou a peça orquestral “De Onde Venho”. Em 2023 recebeu o Prémio de Composição Incentivo à Criação, por parte do Teatro Nacional de São Carlos, com a sua primeira obra para orquestra, “Magma”.

A par da sua atividade como compositora, é professora de Composição, na Academia de Música de Lisboa, Escola de Ensino Artístico Especializado, onde leciona também Análise e Técnicas de Composição e História e Cultura das Artes. Conta ainda com um conjunto de alunos particulares de instrumento e teoria musical, das mais diversas idades.

Atua também enquanto baixista em múltiplos projetos, contando com experiência em música para teatro, comédia de improviso, gravação em estúdio e acompanhamento de artistas. Tem uma intensa atividade em todas as áreas pelas quais se divide. Sendo especialmente interessada em artes visuais e performativas, ação social e educação, pretende promover sempre a complementaridade destas áreas na sua produção artística.

www.anaroquea.com

Canto

Ana Sousa

Piano

Anderson Beltrão

Iniciação musical, Formação musical e Composição

António Laertes

António Laertes foi aluno de Piano da classe de Maria Adelaide Rosado Pinto. Prosseguiu os seus estudos musicais na Escola Superior de Música de Lisboa, licenciando-se em Composição e, mais tarde, em Formação Musical. Concluiu em 2010 o Curso de Profissionalização em Serviço e em 2015 o Mestrado em Música na especialidade de Composição, na Universidade de Évora, sob a orientação do Prof. Doutor Christopher Bochmann.

António Laertes tem desempenhado uma intensa actividade como acompanhador, sendo, desde 1994 organista titular da Sé Catedral de Setúbal, desde 2000, acompanhador d’Os Violinhos”, desde 2015, pianista acompanhador do Coro de Santo Amaro de Oeiras e desde 2018 pianista acompanhador do Coro de Câmara de Cascais.

Da actividade artística como compositor e arranjador destacam-se as obras “A Viagem de Sofia”; “Reflexos de um Livro” para Quarteto de Cordas; “Intervalando I a V” para Ensemble multi-instrumental; “Salinas” para Orquestra de Cordas, obra estreada pela Sinfonietta de Lisboa e pela Camerata do FMS dirigidas pelo Maestro Vasco Pearce de Azevedo e “Jangada de Pedra” para Coro, a partir do romance homónimo de José Saramago, obra estreada na Igreja do Mosteiro de Jesus em Setúbal, pelo Coro da Fundação Calouste Gulbenkian dirigidos pelo Maestro Paulo Lourenço. Em 2018 a Orquestra Sinfónica Portuguesa, dirigida pelo Maestro Nuno Coelho estreou a peça “Abertura a Pátria” num concerto integrado na 8ª Edição do Festival de Música de Setúbal.

Venceu, em 2017, o 3º Prémio no 4º Concurso de Composição de Canções para Crianças promovido pela APEM.

Violino

António Martelo

António José de Sousa Ferreira Martelo, nasceu em Luanda, em 1972.
Iniciou os seus estudos musicais aos 9 anos na Escola de Música do Conservatório Nacional, tendo terminado o Curso de Violino em 1993 com a classificação de 16 valores, na classe do professor Manuel Gomes.

Posteriormente, foi admitido na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe do Professor António Anjos, tendo concluído, em 1996, o Bacharelato em Violino e, em 1999, a Licenciatura em Violino, com a classificação de 17 valores. Em 1995, através de uma bolsa do programa de intercâmbio de jovens na Europa (ERASMUS), frequentou a Escola Superior de Música de Malmö (Suécia), na classe do Professor Alexander Fischer.

Integrou a Orquestra Sinfónica Juvenil (1990-1996), com a qual se apresentou a solo em diversas ocasiões. Com este agrupamento, participou em estágios no país e no estrangeiro, destacando-se a participação num estágio de aperfeiçoamento em Hortos (Grécia), a convite da UNESCO. Fez parte da Orquestra da Juventude Musical Portuguesa desde o seu início e, em 1992, integrando o agrupamento musical Colegium Musicum, fez parte da Orquestra de Jovens da Renania Westfalia (Alemanha) e integrou o quinteto de cordas com piano, sob a direcção do Maestro Fernando Eldoro. Em 1999, foi o representante Português a integrar a Erasmus Chamber Orchestra, sob a direcção do violinista Charles-André Linale.

Actualmente, integra a Orquestra Sinfonietta de Lisboa e colabora frequentemente com a Orquestra da Camara de Cascais e Oeiras. Foi membro fundador do Quarteto de Cordas “São Roque”, com o qual actuou por todo o país e no estrangeiro (Irlanda, Luxemburgo, Andorra, Inglaterra, México).

Frequentou diversos cursos de aperfeiçoamento do Professor Gerardo Ribeiro, tendo participado, em 1997, num período de aulas na classe deste Professor na Northwestern University, em Chicago (Estados Unidos).

Enquanto docente, leccionou no Conservatório Regional de Castelo Branco (1996 a 2002), na Escola Profissional de Artes da Beira Interior (1999 a 2005) e na Escola de Música do Conservatório Nacional (2002 a 2008). Como resultado da sua actividade docente, destaca-se a participação de um grupo de alunos no Concurso “Prémio Jovens Músicos” (Edição de 2005), o qual foi laureado com o 1º Prémio de Música de Câmara – Nível Médio. Em 2010, concluiu o Curso de Profissionalização para Docentes na Universidade Aberta de Lisboa, e frequentou um Curso de Aperfeiçoamento no Método Suzuki em Chicago, com a Professora Betty Haag.
É Professor de Violino na Academia de Música de Lisboa desde o ano lectivo 2008/2009.

Piano

Cláudia Teixeira

Violino

Cristina Almeida

Iniciou os seus estudos musicais na Escola Profissional de Música de Évora, onde concluiu o equivalente ao 12º ano em 1997. Posteriormente, foi admitida na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe do Professor Gareguin Aroutiounian, tendo concluído, em 2001, a Licenciatura em Violino. Frequentou cursos de aperfeiçoamento com Tibor Varga, Gerardo Ribeiro, Ifrah Niemann e Michael Bochmann. Foi membro da Orquestra Sinfónica Juvenil, com a qual se apresentou a solo e da qual foi também Concertino.

É membro fundador do Quarteto de Cordas “São Roque”, com o qual tem actuado por todo o país e no estrangeiro, destacando-se digressões ao Luxemburgo, Andorra, Inglaterra, Irlanda (única representação Portuguesa no certame Cork, capital Europeia da Cultura, 2005), México (Festival Internacional de Morélia, com digressão dedicada à música Portuguesa). Com este agrupamento, apresentou-se por diversas ocasiões em concertos transmitidos para a Antena 2, nomeadamente o recital comemorativo do Centenário de Nascimento de Dimitri Schostakovich, Armando José Fernandes e a obra integral para qurteto de cordas de Fernado Lopes-Graça. Gravou para a etiqueta Numérica um CD com a obra integral para quarteto de cordas de José Vianna da Motta.

Realizou um estágio de aperfeiçoamento em Pedagogia Suzuki, em Chicago, sob orientação da conceituada Professora Betty Haag.

Piano

Diana Botelho Vieira

Diana Botelho Vieira nasceu na ilha de São Miguel, Açores, em 1984. Tem-se apresentado em recitais de piano e de música de câmara em Portugal, Espanha, França, Estados Unidos da América e América do Sul. Laureada no Prémio Jovens Músicos – RDP Antena 2 na categoria Piano, é também detentora do Búzio Revelação (Expresso das 9) e Prémio Cultura (Correio dos Açores).

Apresentou-se como solista com a Orquestra de Câmara do Conservatório Regional de Ponta Delgada, Orquestra Académica Metropolitana de Lisboa (Dias da Música do CCB), Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras sob a direcção dos maestros Yuri Pankiv, Jean-Marc Burfin e Nikolay Lalov, e tocará ainda em 2021 com a Orquestra Clássica do Centro e a Sinfonietta de Ponta Delgada. Tocou em festivais como o Summer Institute for Contemporary Performance Practice (Boston), PianoFest (Chicago), Embassy Series – Uniting People Through Musical Diplomacy (Washington/DC), Meadowmount School of Music (Nova Iorque), Festival Ibérico de Badajoz, Dias da Música no CCB, Temporada Artística dos Açores, e Festival Internacional de Música da Primavera em Viseu. Estreou obras para piano solo, piano e orquestra e de música de câmara de compositores como Brett Madsen, Parisa Sabet, Sérgio Azevedo e Inês Badalo. Foi protagonista no documentário “Bravo” (RTP) e participou na série documental da RTP “Portugueses pelo mundo: Chicago”. Lançou em Outubro de 2018 o seu primeiro CD, “A toque de caixa”, editado pelo mpmp, com música para piano para crianças de Sérgio Azevedo, e gravou recentemente mais dois CDs a serem lançados no final de 2021.

Estudou piano com Irina Semënova no Conservatório Regional de Ponta Delgada, com Alexei Erëmine na Academia Nacional Superior de Orquestra – Metropolitana (Licenciatura) e com Ludmila Lazar no Chicago College of Performing Arts – Roosevelt University (Mestrado em Piano Performance). Possui também o Mestrado em Ensino de Música, realizado sob a orientação de Miguel Henriques e Jorge Moyano, na Escola Superior de Música de Lisboa. Em paralelo com a actividade de concertista lecciona piano na Academia de Música de Lisboa.

www.dianabotelhovieira.com

Iniciação musical, Formação musical e Coro

Eduarda Ferreira

Eduarda Ferreira é licenciada em Direção Coral e Formação Musical pela Escola Superior de Música de Lisboa e frequenta, atualmente, o Mestrado em Ensino de Música em Formação Musical, na mesma instituição.

Desde 2016, compõe para várias formações instrumentais, contando com dois prémios arrecadados, a participação em vários projetos – como a escrita de obras para um disco e livros didáticos - e algumas peças editadas, na Arpejo Editora e na Scherzo Editions.

Desde 2019, colabora com a Associação Portuguesa de Educação Musical, nomeadamente na gravação de canções e atividades para o site Cantar Mais e na catalogação e organização do espólio do Centro de Documentação.

Desde o início do ano 2023, colabora como voluntária com o projeto Música nos Hospitais.

Leciona as disciplinas de Iniciação Musical, Formação Musical e Coro no Ensino Artístico Especializado.

Violino e Classe de conjunto

Filipa Poêjo

Filipa Poêjo nasceu em Lisboa, em 1970.
Iniciou os seus estudos musicais aos 9 anos na Fundação Musical dos Amigos das Crianças, tendo terminado o Curso Geral de Violino na classe da Professora Leonor Prado. Posteriormente, ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa, nas classes dos professores Khatchatour Ahmirkhanian (Violino) e Olga Prats (Música de Câmara), tendo concluído o Curso Superior de Violino em 1994.

No ano seguinte, foi admitida na classe do Professor Gerardo Ribeiro na Northwestern University em Chicago, onde foi bolseira da Secretaria de Estado da Cultura, do Instituto Português da Juventude e da Northwestern University School of Music. Nesta instituição, foi aluna do famoso Quarteto Vermeer e participou em masterclasses doBorodin String Quartet e do Ying String Quartet. Obtém o Master of Music em 1997.

Em 1996, frequentou um Curso de Aperfeiçoamento em Pedagogia Suzuki com Betty Haag, uma das mais proeminentes pedagogas de violino da actualidade, tendo obtido o Certificado Internacional Suzuki. A convite desta pedagoga, com quem ainda hoje mantém uma estreita colaboração profissional, leccionou no Talent Music Institute of Des Plaines, em Chicago. É membro da American String Teachers Association.

Foi membro efectivo da Orquestra Sinfónica Juvenil (1987-1993), com a qual se apresentou como solista. Integrou diversas orquestras de jovens internacionais, incluindo a Orchestre des Jeunes de la Mediterrannée e a Jugendsinfonieorchester Nordrhein – Westfalen, realizando concertos em países como Alemanha, China, Egipto, Espanha, EUA, França, Grécia, Israel, Itália, e Turquia. Participou em diversos Festivais de Música, sendo de destacar o Festival Internacional de Spoleto (Itália), integrando a Orquesta Sinfónica di Festival dei Due Mondi (1996).

Foi músico convidado da Orquestra Sinfónica da RDP, Orquestra do Teatro Nacional de São Carlos, Nova Filarmonia Portuguesa, Capela Real, Orquestra Régie Sinfonia e Orquestra Metropolitana de Lisboa. Colabora regularmente com a Orquestra Gulbenkian e a Orquestra Sinfónica Portuguesa.

Enquanto membro fundador do Quarteto Lusíada, gravou dois CD’s – Syllabas (Strauss) e “Ó Meu Menino Jesus” (EMI – Valentim de Carvalho) – tendo realizado inúmeros Concertos por todo o país.

Em 1998, juntamente com Rui Fernandes, fundou a Orquestra Os Violinhos, assumindo a sua Direcção Musical. Com este agrupamento, tem efectuado centenas de concertos por todo o país e no estrangeiro, destacando-se digressões a Alemanha, Áustria, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Itália, Noruega, República Checa, Suécia e Suíça.

Tem realizado Masterclasses em diversas escolas e conservatórios e, de 2004 a 2006, colaborou com a Escola Portuguesa de Moçambique em Maputo, efectuando regularmente masterclasses e concertos em Moçambique e na África do Sul.

É Professora de Violino na Academia de Música de Lisboa desde a sua fundação, tendo os seus alunos vencido os principais Concursos de Violino, nacionais e internacionais, realizados em Portugal, obtendo um total de mais de trinta prémios.

Clarinete

Iva Barbosa

Uma das clarinetistas portuguesas mais destacadas, Iva Barbosa é detentora dos mais importantes prémios nacionais, bem como de várias distinções internacionais.

Iniciou os estudos musicais com o seu pai, prosseguindo-os no Conservatório de Música do Porto e na Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo do Porto nas classes dos Professores Adam Wierzba e António Saiote, respetivamente.

Foi premiada em mais de uma dezena de concursos, dos quais se destacam o 1.º Prémio no XII Concurso de Interpretação do Estoril/Prémio El Corte Inglés, o 1.º Prémio no Concurso Jovens Músicos/RDP, 1.º Prémio no I Concurso Internacional de Clarinete do Porto, o 1.º Prémio no Concurso Jovem Revelação do Rotary International, o 2.º Prémio no Concurso Internacional Young Artist Competition (Utah, E.U.A.), o 2.º Prémio no Concurso Internacional Villa de Montroy (Valência, Espanha) e o Prémio Maestro Silva Pereira. Foi, ainda, semifinalista no Concurso Internacional Primavera de Praga.

Tocou como solista com várias orquestras, entre as quais a Orquestra Nacional do Porto, a Orquestra Académica do Porto, a Orquestra Gulbenkian, a Orquestra da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Orquestra Filarmonia das Beiras e a Orquestra Sinfónica Portuguesa. Tem-se apresentado a solo, com orquestra e em música de câmara em todo o país, bem como em Itália, Bélgica, Espanha, Japão, China e Canadá.

Paralelamente à sua atividade artística, tem desenvolvido uma intensa experiência pedagógica. Lecionou na Escola Profissional de Arte de Mirandela, na Academia de Música de Costa Cabral, no Conservatório de Música das Caldas da Rainha, na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, no Conservatório de Música do Porto, na Escola Profissional Metropolitana, no Instituto Piaget e na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto.

Atualmente é 1º Solista da Orquestra Gulbenkian e membro do Quarteto Vintage.

Guitarra e Classe de conjunto

João Vasco Ferreira

Iniciou os seus estudos de guitarra clássica no Conservatório Regional de Palmela, onde estudou com os professores Marco Rodrigues e John Fletcher. Em 2015, ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou guitarra clássica com António Jorge Gonçalves e música de câmara com os professores Fernando Fontes, Nuno Inácio e Paulo Pacheco. Mais tarde, ingressou no Mestrado em Ensino de Música (guitarra), onde estudou com os professores Paulo Vaz de Carvalho e Pedro Rodrigues. Ao longo do seu percurso académico frequentou, ainda, masterclasses com Dejan Ivanovic, Michalis Kontaxakis, Frank Bungarten, Fábio Zanon, Andrea Vettoretti, entre outros.

Como concertista, tem-se apresentado a solo e em formatos de música de câmara com quarteto de guitarras e duos com flauta, violino e canto. Integrou, também, o ciclo de recitais a solo “Masters of Lisbon: Guitar" de 2018 a 2020 e participou em eventos como os Concertos Promenade do Museu Gulbenkian, o Festival de Música de Setúbal, a Mostra de Arte Urbana e o Festival Internacional de Música “Palmela, Terra de Cultura".

Lançou em 2019 o álbum “João Vasco Ferreira", com interpretações das obras que mais o marcaram até ao momento.

Atualmente, leciona no Conservatório de Música Sons e Compassos e na Academia de Música de Lisboa.

Violino

José Pereira

José Pereira iniciou os estudos musicais na Banda Musical Lanhelense. Mais tarde, estudou na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, com Armando Gonzalez, e na Academia Nacional Superior de Orquestra, com Aníbal Lima. Frequentou masterclasses com Serguei Arantounian, Nicolas Chumashenco, Anotoli Swarzburg, Evélio Teles, Aníbal Lima, Gerardo Ribeiro, Lee-Chin Siow, Ilian Gronniz, Serguei Kravechenco, Vadim Répin e Thomas Brandies, entre outros. Em 2003 e 2004 recebeu, respetivamente, o 2.º Prémio e o 1.º Prémio em Violino – Nível Superior no Prémio Jovens Músicos da RDP – Antena 2”.

Já trabalhou com os maestros Peter Rundel, Emilio Pomárico, Brad Lubman, Paul Hillier, Michael Sanderling, Olari Elts, Joseph Swensen, Stefan Asbury e Peter Etvoos, entre outros. Tocou com orquestras como a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Orquestra Gulbenkian, a Orquestra Académica Metropolitana, a Orquestra Pedro Álvares Cabral e a OrquestrUtópica, entre outras. É membro fundador do Ensemble Contrapunctus e do Webern Trio, e apresenta-se regularmente com o Sond’Art Electric Ensemble, o Ensemble Darcos e o Musik Fabrik de Colónia. Em 2014 tocou a solo com a Orquestra de Sopros do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro e com a Orquestra Clássica de Espinho.

Para lá de já se ter apresentado em todas as principais salas de concerto nacionais, e de integrar regularmente a programação dos principais festivais de música portugueses, também atuou em Valência, Roterdão, Huddersfield, Barcelona, Estrasburgo, Paris, Orleães, Bourges, Reims, Antuérpia, Madrid, Budapeste, Norrköping, Viena, Witten, Berlim, Amesterdão, Colónia, Zurique, Luxemburgo e Bruxelas.

Em 2011, com o Remix Ensemble, apresentou-se no Wiener Festwochen (Viena), no Festival Agora (IRCAM – Paris) e, em 2012, no Festival Música de Estrasburgo e na Filarmónica de Berlim.

É também com o Remix Ensemble que tem vários discos editados, com obras de Pauset, Azguime, Côrte-Real, Peixinho, Dillon, Jorgensen, Staud, Nunes, Bernhard Lang, Pinho Vargas, Wolfgang Mitterer, Karin Rehnqvist, Pascal Dusapin e Luca Francesconi, sendo que o disco dedicado a Dusapin mereceu destaque na revista Gramophone, sendo incluído na lista da Escolha dos Críticos de 2013.

Entre os principais projetos mais recentes, destaca-se a participação a solo com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a participação como Concertino Convidado na Orquestra Basel Sinfonietta, a estreia mundial da ópera Giordano Bruno de Francesco Filidei pelo Remix Ensemble Casa da Música, no Porto e em Estrasburgo, e também a estreia mundial de RI-TRATTO para violino solo, do compositor Heinz Holliger.

Atualmente, José Pereira foi membro do Remix Ensemble Casa da Música. Atualmente é 2.º Concertino na Orquestra Metropolitana de Lisboa, professor de Violino na Academia Nacional Superior de Orquestra e na Academia de Música de Lisboa.

Contrabaixo

Margarida Afonso

Nasceu em 1991, é natural de Bairro, V. N. de Famalicão onde iniciou os seus estudos musicais aos 8 anos de idade na Fundação Castro Alves, na classe de piano da Prof. Alexandrina Pinheiro. Em 2003 ingressou na Artave na classe de contrabaixo do Prof. Alexandre Samardjiev, e em 2009 terminou o curso secundário com 19 valores a contrabaixo. Nesse mesmo ano ingressa na classe de contrabaixo do Prof. Adriano Aguiar na Academia Nacional Superior de Orquestra. Frequentou Masterclasses com os professores Adriano Aguiar, Florian Pertzborn, Yana Tathadjieva, Vladimir Kouznetsov, Massimo Giorgi, Alejandro Erlich Oliva e Rinat Ibragimov. Em música de câmara trabalhou com os professores Paul Wakabayashi e Adriano Aguiar com as formações quinteto de cordas e quarteto de contrabaixos. Em 2011 venceu o concurso interno da Academia, tocando a solo, nesse mesmo ano, com a Orquestra Académica Metropolitana o concerto de S. Koussevitzky.

Concluiu, em 2012, a licenciatura na Academia Nacional Superior de Orquestra com 19 valores a instrumento. Já colaborou com a Orquestra Gulbenkian, Orquestra do Algarve, Orquestra Cascais Oeiras e Orquestra Sinfónica Portuguesa, onde trabalhou com os maestros: Michael Zilm, Cesário Costa, Pedro Neves, Jean Marc Brufin, Nir Kabareti, Joana Carneiro, David Afkham, Laurence Foster, Evgeny Bushkov, Emilio Pomàrico, Pedro Neves, entre outros. É reforço frequente da Orquestra Metropolitana de Lisboa.

Entre os anos 2012 e 2015 foi professora da classe de contrabaixo no CAORG – Consevatório de Música Jaime Chavinha. Atualmente faz parte do corpo docente do projecto Orquestra Geração, do Conservatório da Metropolitana e da Academia de Música de Lisboa, onde leciona as disciplinas de contrabaixo e classes de conjunto. É membro da Camerata Alma Mater.

Guitarra e Classe de conjunto

Maria Infante

Natural de Moura, iniciou os seus estudos musicais no Conservatório Regional do Baixo Alentejo.

Em 2017 concluiu a licenciatura em Guitarra pela Universidade de Évora, onde estudou com o Prof. Dr. Dejan Ivanovich.

Participou em Masterclasses recebendo com os Professores: Margarita Escarpa, Carlo Marchione, David Martinez e Fábio Zanon.

Ao longo da sua formação, participou em vários Festivais de Guitarra, destacando-se o Festival Estoril-Lisboa, e o Festival Internacional de Guitarra de Cória.

Foi premiada em vários concursos de guitarra nacionais.

Atualmente encontra-se a concluir o Mestrado em Ensino da Música pela Universidade de Évora e é doente na Academia de Música de Lisboa.

Flauta e Classe de conjunto

Marina Camponês

Marina Camponês iniciou os seus estudos musicais na Sociedade Filarmónica 25Julho de Sta Margarida do Arrabal aos 12 anos de idade. Mais tarde é admitida no Orfeão de Leiria na classe de João Pedro Fonseca onde foi laureada por diversas vezes no concurso “O Melhor Aluno”.

Posteriormente trabalhou em master classes com Vasco Gouveia, Sandra Pina, Averil Williams, Olavo Barros, Nuno Inácio, Sophie Pérrier, Trevor Wye, Claudio Arimany, William Bennett, Jacques Zoon, Robert Winn, Vicens Prats, entre outros.

Colabora regularmente com a Orquestra de Câmara Portuguesa, Sinfonietta de Lisboa, Camerata Amicis, Orquestra Metropolitana de Lisboa e Orquestra Gulbenkian.

É membro do ensemble de música contemporânea Lisbon Ensemble 20.21 com o qual participou no Festival Musica Viva, na temporada 2009/2010 da Fundação C.Gulbenkian, temporada de música dos Açores 2011 e festivais de música em Viseu e Salamanca. Apresentou-se em público com diversas formações de música de câmara e a solo em Lisboa, Porto e um pouco por todo o pais, onde se destacam o recital com o pianista Francisco Sassetti na Casa da Música do Porto e os recitais com a cravista Joana Bagulho no Festival CisterMusica 2011 e no programa Concerto Aberto da programação da Antena 2 em 2012, transmitido em directo.

Concluiu o bacharelato na Escola Superior de Música de Lisboa no ano de 2007 na classe de flauta de Anthony Pringsheim e música de câmara nas classes de Olga Prats e Nuno Inácio. Concluiu em 2009 a licenciatura na Academia Nacional Superior de Orquestra na Classe de Flauta de Nuno Inácio, tendo como nota de exame final 19 valores.

Concluiu o mestrado em Ensino da Música na Academia Nacional Superior de Orquestra em parceria com a Universidade Lusíada tendo como nota de exame final de flauta transversal 19 valores. Frequentou em 2015/2016 a pós-graduação em flauta transversal da Escola Superior de Música da Catalunha (ESMUC) na classe do professor Vicens Prats, solista da Orquestra de Paris.

Lecciona flauta transversal e música de câmara na Escola Profissional da Metropoliatana , Escola de Música Nossa Senhora do Cabo e Academia de Música de Lisboa.

Foi professora convidada no projecto OCP2 e JOP organizado pela Orquestra de Câmara Portuguesa em 2013 e 2014, no Estágio Nacional de Orquestra de Sopros de Portel de 2011 a 2014 e 2017, nas Jornadas de Música de Mafra 2015, no Ciclo de Masterclasses EPABI 2016 (Covilhã) e no I Ciclo de Masterclasses no Orfeão de Leiria (2017).

Conta com alunos laureados nos concursos nacionais Prémio Bomtempo, Paços Premium, Concurso de Flauta da EMNSC e Concurso Cultivarte.

Foi laureada com o terceiro prémio no 18o Concurso de Interpretação do Estoril (2016). Obteve o primeiro prémio no concurso ‘’Prémio Jovens Músicos 2010’’ na categoria de flauta transversal. Apresentou-se como solista com a Orquestra Gulbenkian e Orquestra Metropolitana de Lisboa.

Violino e Classe de conjunto

Marta Conceição

Marta Conceição nasceu em Évora, em 1998. Iniciou os seus estudos musicais aos 10 anos no Conservatório Regional de Música de Évora, Eborae Música, concluindo o Curso Artístico Especializado em Música na classe da Professora Susana Nogueira. Posteriormente ingressou na Escola Superior de Artes Aplicadas, na classe dos professores Augusto e Alexandra Trindade, vindo a concluir a Licenciatura em Violino em 2019. No mesmo ano, ingressou no Mestrado em Ensino da Música também na Escola Superior de Artes Aplicadas, na classe dos professores Augusto e Alexandra Trindade, onde se encontra de momento a terminar os seus estudos.

Desde então teve a oportunidade de participar em várias masterclasses, das quais com Patrick Bismuth e Mayuko Kamio. Integrou também algumas orquestras jovens nacionais e internacionais, como por exemplo a Jovem Orquestra Portuguesa (JOP), o Estágio Gulbenkian, a ESTA String Orchestra e a Orchestre des Jeunes de la Méditerranée, realizando concertos em países como Roménia, Espanha, Itália e França.

Como Músico Profissional tem vindo a colaborar com várias entidades artísticas, como a Orquestra Filarmónica Portuguesa, a Filarmonia das Beiras e a Orquestra de Câmara de Cascais Oeiras. Ao longo do seu percurso já teve oportunidade de colaborar com diversos maestros conceituados, dos quais, Duncan Ward, Peter Stark, Joana Carneiro, Daniele Rustioni e Dietrich Paredes.

Piano

Marta Manuel

Nasceu em 1979, em Oeiras, tendo iniciado os seus estudos musicais aos 8 anos com a Professora Isabel Baptista e, posteriormente, com a Professora Isabel Gonçalves, na Escola de Música Crescendo.

Em 1997 ingressou no Curso Complementar de Piano no Conservatório Nacional, onde estudou com Miguel Borges Coelho e terminando na classe de António Hungria Rosa, em 2002. Simultaneamente frequentou o curso de Línguas e Literaturas Modernas na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, licenciando-se em 2001. Em 2008 termina a Licenciatura em Piano para Música de Câmara e Acompanhamento na Academia Nacional Superior de Orquestra, na classe de Alexei Eremine, trabalhando regularmente com Paulo Pacheco, José Manuel Brandão, Ana Tomasik, Ian Mikirtoumov, entre outros.

Em 2021 finaliza o Mestrado em Ensino da Música, no Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada do Instituto Piaget, com investigação realizada na área da adaptação das didáticas tendo em conta o desenvolvimento cognitivo e musical.

Apresentou-se em quinteto de sopros com piano na Festa da Música dedicada a Beethoven, no Centro Cultural de Belém, em 2005, e participou na temporada de música «Ciclo de Sons» em Portimão, num programa dedicado a Voz, Clarinete e Piano, em 2007. Nesse mesmo ano, apresentou-se em recital com o soprano Maria João Sousa no Museu do Realismo em Vila Franca de Xira e em transmissão directa para a Antena 2, no programa «Concerto Aberto». Enquanto músico convidado, colaborou com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, sob a direcção do maestro Michael Zilm, e com a Orquestra do Algarve e Orquestra das Beiras, dirigidas pelo maestro Álvaro Cassuto. Em 2009, integrou o ciclo de concertos Schubertíades no Palácio Fronteira e para a Antena 2, no programa «Concerto Aberto». Até 2014 apresentou-se regularmente em recital com o soprano Maria João Sousa, com repertórios de diversas épocas e estilos.

Iniciou a sua actividade pedagógica em 1997 na escola Crescendo Centro Musical do Estoril, onde ainda lecciona. É professora de Piano na Academia de Música de Lisboa desde 2005, tendo sido acompanhadora das classes de Coro, Clarinete e Violoncelo até 2014.

Violino

Miguel Vasconcelos

Miguel Vasconcelos foi aluno da Academia de Música de Lisboa onde estudou violino com a Professora Filipa Poêjo.

Durante os estudos na Academia de Música de Lisboa foi membro da Orquestra Os Violinhos tendo efectuado inúmeros concertos por todo o país e no estrangeiro, destacando-se digressões a Alemanha, Áustria, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Noruega, República Checa, Suécia e Suíça.

Em 2010 ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe do Professor António Anjos tendo estudado posteriormente com o Professor Gareguin Aroutiounian com o qual acabou a Licenciatura em 2013. Foi aluno de Música de Câmara da classe da Professora Alexandra Mendes e da Professora Irene Lima. Em 2016 terminou o Mestrado em Ensino da Música na mesma instituição sob orientação do Professor Tiago Neto.

Em 2009, foi admitido como membro efectivo da Orquestra Sinfónica Juvenil. É desde 2011 membro da orquestra Concerto Moderno.

Participou em festivais nacionais e internacionais como: Cursos Internacionais de Música de Guimarães (2010), Viana do Castelo International Music Festival (2006-2008). Em 2015 e 2016 integrou a Orchestre des Jeunes de la Mediterrannée inserida no Festival d’Aix-en-Provence. Em 2017 participou no Estágio de Jovens da Orquestra Gulbenkian (EGO).

Violoncelo e Classe de Conjunto

Ricardo Mota

Iniciou os seus estudos musicais aos 7 anos na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, em Linda-a-Velha, nas classes de violoncelo da Professora Catarina Anacleto e, três anos mais tarde, do Professor Andrzej Michalczyk.
Prosseguiu a sua formação com o Professor Luís Sá Pessoa na Escola de Música do Conservatório Nacional e, mais tarde, foi admitido no Conservatório de Zwolle (Holanda), na classe do Professor Jeroen Reuling.
Integrou, como membro efectivo, a Orquestra Sinfónica Juvenil, formação com a qual se apresentou regularmente enquanto solista e da qual foi chefe de naipe até 2008.
Participou em inúmeras masterclasses e cursos de aperfeiçoamento, orientados por conceituados artistas como Ivan Monigheti, Márcio Carneiro, Gary Hoffman, Elias Arizcuren, Xavier Philips, Peter Bruns, Xavier Gagnepain, Paulo Gaio Lima, Jaap Kruitoff, Jeroen Reuling, Francois Guye, Levon Mouradian e Michael Bochmann.
É violoncelista e membro fundador do Quarteto de Cordas “São Roque”, com o qual tem actuado por todo o país e no estrangeiro (Irlanda, Luxemburgo, Andorra, Inglaterra, México). É também violoncelista do João Roiz Ensemble de Castelo Branco.
Colaborou com diversas orquestras nacionais como a Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Metropolitana, Sinfonia B e Sinfonietta de Lisboa, sob a direcção de Julia Jones, Peter Rundel, Joana Carneiro, César Viana e Vasco Pearce de Azevedo.
Em 2008, iniciou em Chicago a formação de Professor do Método Suzuki com Tanya Carey, uma prestigiada professora e violoncelista norte-americana. É membro da SAA (Suzuki Association of the Americas).
Em 2009, concluiu a Licenciatura em Violoncelo na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe da Professora Clélia Vital. Em 2015 concluiu o Mestrado em Pedagogia do Instrumento na Metropolitana/Universidade Lusíada sob a orientação do Professor Paulo Gaio Lima.
Enquanto docente, foi coordenador do programa do Método Suzuki para Violoncelo no Conservatório Metropolitano de Música de Lisboa, e leccionou também na Escola de Música do Conservatório Nacional.
É Professor na Academia de Música de Lisboa desde o início do ano lectivo 2011/2012,
e na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo.
Piano

Rodrigo Durán

Conclui o «Curso Profissional de Piano» no Conservatório de Música de Badajoz, onde também frequenta a classe de Composição do Prof. Novel Sámano.

Entre 2008 e 2010 completa a sua formação pianística com o Prof. Ricardo Requejo na Academia Polimúsica de Madrid. Durante este período, assiste ainda às masterclasses dos professores Andrzej Jasinski, Claudio Martínez-Mehner, Guillermo González, Peter Bithel e Ramón Coll.

Em 2015, conclui a Licenciatura em Piano na ESMAE, na classe do Prof. Miguel Borges Coelho, que lhe transmite amplos conhecimentos técnicos e expressivos. Na cidade do Porto forma-se ainda em Música de Câmara e Combo Jazz com os professores António Saiote e Pedro Barreiros, respetivamente.

Por último, em 2020, obtém o diploma de Mestre em Ciências Musicais pela FCSH, sob a orientação do Prof. Dr. Manuel Deniz Silva, a defender uma dissertação pioneira acerca da música na Literatura Gráfica.

Exerce a docência desde 2012, tendo lecionado Piano em instituições como a Academia Artâmega de Marco de Canaveses ou o Conservatório de Música de Cascais. Paralelamente, desenvolve uma atividade ligada à Música de Cena; entre as suas criações mais recentes destacam a peça Monodox, encargo da companhia Quarteto Contratempus, e a música para o espetáculo A Importância de Ser Marguerite Duras, de Miguel Bonneville.

Formação musical e Coro

Sandra Coutinho

Sandra Cristina Xavier Coutinho (n. 1993, Lisboa) frequentou o Instituto Gregoriano de Lisboa, no curso de Canto Gregoriano, tendo estudado canto com Elsa Cortez e piano com Eurico Rosado.

Em 2011, ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa no curso de Direção Coral e Formação Musical onde estuda com Cristina Brito da Cruz, entre outros.

Nesse ano, fez um curso intensivo em Educação Musical no Zoltán Kodály Pedagogical Institute of Music of the Liszt Ferenc Academy of Music, em Kecskemét – Hungria. Seguindo o conceito de Kodály, participou num projeto que visa desenvolver capacidades musicais em alunos do ensino pré-escolar.

Em 2012, frequentou o Zoltán Kodály Pedagogical Institute of Music of the Liszt Ferenc Academy of Music em Choral Conducting and Music Education, estudando com os professores Árpád Tóth, Zoltán Pád, Péter Erdei, Zsuzsanna Kontra, Anikó Novák, Renáta Darázs e Dr. László Nemes.

Entre 2014 e 2016 deu aulas de música na Escola de Música Crescendo Estoril, no Clube Millennium BCP e na Escola Alemã de Lisboa e desde Outubro de 2015 leciona a disciplina de Formação Musical na Academia de Amadores de Música.

Foi professora da classe de Coro na Academia de Música de Lisboa entre Outubro de 2013 e Julho de 2014 e desde Setembro de 2015 que é professora da classe de Formação Musical.

Violeta e Classe de conjunto

Sandra Martins

Violoncelo e Classe de conjunto

Sofia Gomes

Nasceu em Vila Nova de Famalicão a 13 de Maio de 1986.
Iniciou os seus estudos musicais aos 9 anos de idade no Centro de Cultura Musical na classe de Piano. Em 1998 ingressou na Escola Profissional Artística do Vale do Ave- Artave, na classe de violoncelo do professor Jan Pipal e mais tarde com o professor António Ferreira.

Na escola profissional ARTAVE teve oportunidade de trabalhar com os seguintes maestros: Roberto Pérez, António Soares, Ernst Schelle, Cristophe Millet, António Saiote, Emílio de César, Ricardo Tacuchian e com os solistas Artur Pizarro, Gareguin Aroutiounian, Tomas Gaal, Karla Fucimanová, Luís Magalhães, Jed Barahal e Aníbal Lima. Participou em dois estágios da Orquestra Aproarte onde teve a oportunidade de trabalhar com o maestro Ernst Schelle e os solistas Mischa Maisky e Boris Berezovsky.

Em 2005 ingressou na Academia Nacional Superior de Orquestra, na classe do professor Paulo Gaio Lima onde teve oportunidade de trabalhar com a Orquestra Académica Metropolitana e Orquestra Metropolitana de Lisboa sob orientação dos maestros: Jean Marc Burfin, Michael Zilm, Joana Carneiro, Jean-Sébastien Bérau, Pablo Heras Casado, António Vitorino de Almeida, Pedro Amaral, entre outros.

Frequentou masterclasses com os professores Paulo Gaio Lima, Daniel Müller Schott, Lenian Benjamins, Jed Barahal, Clélia Vital, Wolfgang Boettcher, Eckart Schwarz- Schulz, Dmitri Ferschtman e Peter Wiespelwey. Em música de câmara trabalhou com os professores Jan Pipal, António Ferreira, Paul Wakabayachi, Paulo Gaio Lima e Paulo Pacheco.

Fez parte de uma lista de reforços das principais Orquestras na área da grande Lisboa: Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra de Câmara Portuguesa- OCP, Orquestra Ginásio Ópera.

Na área do ensino é convidada em 2008 a lecionar na classe de violoncelo Suzuki do Conservatório Metropolitano de Lisboa e no Conservatório de Música e Artes Dramáticas de Lisboa. Nesse mesmo ano conclui a licenciatura de Instrumentista de Orquestra na Academia Nacional Superior de Orquestra, na classe do professor Paulo Gaio Lima.

Em 2011 inicia a sua atividade de docente na Escola de Música do Conservatório Nacional após provas para tal cargo. Os seus alunos foram premiados foram premiados em vários concursos em Portugal e na Alemanha.

Em Setembro de 2013 tem início a sua atividade como docente de violoncelo no Curso Básico de Música na Escola Casa Pia de Lisboa.

Em 2015 termina o mestrado em Pedagogia do Instrumento de Violoncelo na Academia Nacional Superior de Orquestra/ Universidade Lusíada de Lisboa.

Ainda na área do ensino destacam-se as inúmeras formações em que participou que enriqueceram e complementaram a sua formação como docente: “Jogos/Exercícios no Ensino da Música”, “Ferramentas Digitais Essenciais no Ensino da Música”, “O método Suzuki no Ensino de Alto Nível” com Eulália Subirá entre outras.

Violoncelo e Classe de conjunto

Tatiana Leonor

Tatiana Leonor (1987- Covilhã) iniciou os seus estudos musicais em 1999 na EPABI onde estudou com Miguel Matias e Filipe Quaresma.

Frequentou masterclass com Paulo Gaio Lima, Miguel Rocha, Jian Wang, Xavier Guanepain, Roman Gariaud, Popov, Oliver Parr e violoncelo barroco com Etziar Atuxta, Leonard Luckert e Elisa Joglar. Como instrumentista de orquestra destacam-se a Semana Internacional do Luxemburgo, o estágio APROARTE (tutti e chefe de naipe) sob a direção de Ernest Schell e Young Franco-German Philarmonics (chefe de naipe) em Bayreuth – Alemanha. Trabalhou com a Orquestra Barroca de Salamanca e International Orkest Historische Muziek no Conservatório Superior de Bruxelas sob direcção de Sigiswald Kuijken. Obteve o primeiro prémio de Música de Câmara no Prémio Jovens Músicos (2005).

Realizou recitais a solo e integrada em grupos de música de câmara ( duo com piano, quarteto de violoncelos, quarteto e quinteto com piano, quarteto e octeto de cordas). Foi membro da Orquestra das Beiras (2005-2010) e da Orquestra Clássica de Espinho sob a direção do maestro Pedro Neves (2006-2016).

Frequentou vários cursos de formação de professores de instrumento de cordas, nomeadamente com Maria de Macedo, K. & D. Blackwell, Eulália Sabiró e Claudio Forcada. Em 2008 concluiu a licenciatura na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo na classe do professor Jed Barahal e, em 2011, o Mestrado em Ensino de Música na Universidade de Aveiro.

Os seus alunos foram premiados em vários concursos de violoncelo em Portugal. Leccionou na Escola de Música Óscar da Silva, Academia de Método Suzuki – A Pauta e na Academia de Música de Espinho.

Piano

Yara Gutkin